2677875029_cfc9d2f703

As forças que Kadafi vai enfrentar na Líbia

Ao ler um artigo de Simon Tisdall no The Guardian pensei em fazer esse post porque ele traça um paralelo entre essa ação militar da OTAN (junto com a Liga Árabe, temos que lembrar) na Líbia de Kadafi e o conflito em Kosovo em 1999 quando tentaram parar as forças militares de Slobodan Milosevic e saiu tudo errado.

Tisdall termina seu artigo com uma afirmação bem interessante, algo do tipo: eles (OTAN) encurralaram Kadafi num canto e agora ele pode tornar-se realmente perigoso.

É verdade isso. Em seu livro da Arte da Guerra, Sun Tzu diz “Se o seu adversário é de temperamento irascível, procure irritá-lo.”, mas isso era lá naquele tempo quase inocente se comparado com o atual. É necessário lembrar quem é Muammar Kadafi (leia e conheça o passado dele) e tentar imaginar do que ele é capaz se se sentir muito acuado seria especulação pura. O melhor é só torcer para que ele, se derrotado (difícil), tenha uma saída digna e nada de mais sério aconteça. [É… é disso mesmo que estou falando, coisas nucleares. De acordo com esse relatório não existe nada mas não por falta de tentar]

As forças militares Líbias são antigas mas nada que não assuste, as defesas anti-aéreas deles são muito boas e a maioria de seus carros blindados, tanques e aviões são comprados do Brasil, Rússia e China, onde predominam os equipamentos russos, bem pouco do Brasil, mas isso não importa.

Na verdade ninguém sabe direito o que a OTAN usará num eventual ataque inicial. Os analistas apostam nos Typhoon da RAF e nos F-16 de bases norte-americanas próximas, porta-aviões e de países como Noruega e Dinamarca para um primeiro ataque contra a artilharia anti-aérea.

Os objetivos desses ataques é criar a zona de exclusão aérea onde se destrói os aeroportos, radares militares, baterias e linhas de suprimento das várias frentes de batalha.

Nesse artigo aqui as dificuldades que encontrarão com as forças líbias.

Se não engano todos os artigos estão em inglês

Esse é o Typhoon e em seguida o Tornado, ambos bem superiores a qualquer outro da Líbia:

Eurofighter Typhoon
Creative Commons License photo credit: Dysanovic

Tornado
Creative Commons License photo credit: Bundeswehr-Fotos

Os F-16:

169th Fighter Wing conducts operations at Joint Base Balad
Creative Commons License photo credit: DVIDSHUB

Os Mirage e Rafale franceses:

SU-30MKIs and Eurofighter Typhoon
Creative Commons License photo credit: ⌡K

15 Rafale French Navy 12 Flotille
Creative Commons License photo credit: Jerry Gunner

PS: Preciso ser sincero: esse post nào ficou como deveria. Posso alterar ele posteriormente. Como o tempo é pouco até que algo aconteça publiquei assim mesmo. Conto com sua compreensão. O mais importante, Kadafi sem saída, era o meu propósito maior nesse post.